Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Austenlandia | Shannon Hale



Título: Austelândia
Original: Austenland
Primeiro livro da série Austenlândia
Autor: Shannon Hale
Editora: Record
Páginas: 238
Avaliação: ★★★★★ (3/5)



Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, ela guarda um um segredo constrangedor: é verdadeiramente obcecada pelo Sr. Darcy. Embora sonhe com ele, os homens reais com os quais se depara são muito diferentes dos que habitam sua fantasia. Justamente por isso, ela decide deixar de lado sua vida amorosa e aceitar seu destino: noites solitárias aconchegada no sofá assistindo a Colin Firth em seu DVD. Porém, esses não são os planos que sua rica e velha tia-avó Carolyn, tem para a moça. A única a descobrir o segredo de Jane deixa, em seu testamento, férias pagas para a sobrinha-neta na Austenlândia. A ideia é que Jane tenha uma legítima experiência como uma dama no início do século XX e consiga se livrar de uma vez por todas de sua obsessão. Contudo, para isso, ela terá que abrir mão do celular, da internet e até do uso de sutiãs em troca de tardes de leitura, espartilhos e... a companhia de belos cavalheiros.

     Lembro-me de ter descoberto Austenland no Book Depository, quando fazia buscas por livros que envolvessem Jane Austen. No momento em que li a sinopse fiquei encantada e por pouco não comprei o exemplar em inglês mesmo. Uns dias atrás eu estava procurando por livros novos e vi Austenlândia na pré-venda, nem pensei duas vezes e comprei. Criei tanta expectativa em cima do livro, o que acabou sendo meio decepcionante.

     A estória tem como personagem principal Jane Hayes. Ela é a típica mulher de Nova-York: independente, bonita, inteligente, possui um ótimo senso de humor e um bom emprego. Mas ela esconde um segredo, Jane é apaixonada por Mr. Darcy, personagem da escritora Jane Austen. Em especial o interpretado por Colin Firth para a minissérie da BBC de Orgulho e Preconceito. Mas Jane mantém sua obsessão escondida de todos, até mesmo de sua melhor amiga e de sua mãe. Isso tudo dura até o dia em que sua tia-avó super-rica, Carolyn, descobre os DVDs escondidos.

[...] Descubra o que é real para você. Não adianta se apoiar na história de outra pessoa a vida toda. Sabe, aquele livro não fez bem nenhum à própria Austen. Ela morreu solteirona. Pág. 15

     Antes de falecer, Carolyn se encarrega de deixar a Jane uma herança: férias na Austenlândia para que ela possa superar Mr. Darcy. Jane acaba optando por ir, já que o próprio advogado deixa claro que as férias já foram pagas e que não há reembolso. Ao chegar à Inglaterra, mais precisamente em Austenlândia, o sonho de viver em um livro de Jane Austen e ser uma dama na época da Regência de Jane se realiza. Lógico que para isso ela tem de abrir mão de tudo que tem relação aos dias atuais, vestir lindos vestidos regenciais (e desconfortáveis) e até encarnar uma personagem: Mrs. Erstwhile. Logo após todo esse processo de “deixar” o século XXI para trás, as agora “damas” são levadas a Pembrook Park e acabam vivendo uma identidade de mentirinha e com sorte até conseguem um romance de mentirinha também.

     Mesmo com o sonho que é o de viver em Inglaterra de 1816, em Pembrook Park, lotada de roupas, bailes e cavalheiros como em um romance de Jane Austen, a própria Jane parece não conseguir gostar. As encenações a cansam e ela tem medo de não conseguir superar Mr. Darcy e a projeção que ela faz dele nos homens com os quais ela mantém um relacionamento amoroso.

     Como eu disse criei uma tremenda expectativa em cima de Austenlândia, mas no final ele foi tão clichê que eu fiquei bem decepcionada. Na própria orelhinha do livro diz que esse é o primeiro livro adulto dela, talvez esse seja um dos motivos para que o livro tenha caído na obviedade. Mas podemos saber se Shannon evoluiu como escritora ou não, já que o segundo livro já foi lançado nos Estados Unidos. Apesar de óbvio ainda é uma leitura bem leve, agradável e descontraída. É um livro ótimo para fãs de Jane Austen ou só de chick-lits que não procuram por plots fantásticos. Pelo o que eu andei pesquisando, Shannon é bem famosa (pelo menos fora do Brasil), pelos seus livros YA’s. Tendo um deles sido lançado aqui pela Galera Record, que é o Academia de Princesas.

     A arte da capa é a coisa MAIS fofa do universo, os tons de rosa e azul bebê contrastando são lindos, além das fontes que são lindas demais também. Parabéns a Tita Nigrí por um trabalho todo bem feito e caprichado. A diagramação também está muito boa e caprichada, juntamente das folhas amarelas.

     E por último (o que eu acho que já está virando tradição em minhas resenhas), descobri a adaptação cinematográfica desse livro. Já tinha visto o trailer, mas não havia associado ao livro na época. A Jane é interpretada pela Keri Russell, para você de vinte anos ou mais que assistiu ao seriado Felicity na Fox, a Keri é a Felicity. O filme parece ser bem divertido, estou louca para que chegue logo a TV.

11 comentários:

  1. MAS GENTE, eu não sabia dessa adaptação D: Já descobri o livro faz um tempinho e até pensei que ele já tinha sido lançado pela editora, mas estou vendo ele no post de lançamentos desse mês '-' Mas enfim, sobre sua resenha, você é a segunda pessoa que eu vejo falando sobre ter sido uma decepção o livro. Não sei se por ter criado muitas expectativas ou pela estória mesmo. Eu gosto de clichês, mas não de muitos. Mesmo assim, estou muito curiosa mesmo com essa leitura e achei o trailer do filme muito engraçadinho *_* Quero assistir, com certeza <3

    Beijos
    mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jeniffer!

      É ele ainda é um lançamento da editora. Se você for ao Goodreads verá a classisficação baixíssima que "Austenlândia" tem. Acho que criei muita expectativa em cima desse livro por isso a grande decepção. Ele não é um livro mal escrito ou chato, só é bem clichê. E eu queria algo um pouco fora disso. Também amei o trailer, apesar de terem mudado algumas coisinhas :/

      beijos.

      Excluir
  2. O pessoal colocou muitas expectativas no livro e no fim das contas não era tudo isso.
    Bom saber que ele não é tão bom assim, acho que nem vai valer a pena gastar meu dinheiro nele!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Inês!

      Pois é, principalmente os fãs de Jane Austen. Pegue emprestado com alguém se ainda tiver curiosidade para ler, vale mais a pena. Se eu soubesse que o livro não era tudo isso teria comprado "Eleanor e Park" no lugar dele.

      Excluir
  3. Adorei a capa e acho que isso seria a primeira coisa que me chamaria a atenção no livro, caso topasse com ele na livraria. Até então, não ouvi falar dessa história, mas mesmo com sua resenha, o livro não me atraiu, achei um pouco irreal até o que acontece com a personagem, e acho que cansaria igual a ela, ficar muito tempo em um lugar assim, cansaria qualquer uma de nós.
    Imagina, você tem a oportunidade de viver no universo do seu livro, mas não é real, por isso o universo dos livros é único e não deve mexer nisso.
    Fiquei triste mesmo assim pelo livro ter te decepcionado, diante de tanta animação e expectativa para uma leitura, com uma história que se tivesse sido desenvolvida de maneira adequada, tiraria seu sono, tenho certeza!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fernanda!

      Sou apaixonada na arte da capa desse livro, ela é bem linda. O que acontece com Jane é totalmente irreal, mas mesmo assim gostei disso como ideia central do livro de Shannon. Uma pena ela não ter conseguido executar isso na hora de escrever seu livro. Verdade, mas apesar de Jane enjoar de Austenlândia ela sabia que nada seria real, eu no lugar dela não iria.
      Pois é, mas os livros sempre fazem isso. Por uns livros você não dá nada e eles acabam sendo maravilhosos. Outros prometem mundos e no final são decepcionantes. Acontece :)

      beijos.

      Excluir
  4. Eu amei a capa mas acabei não me interessando mto pela sinopse, aí deixei de lado, mas gostei das suas explicações, mas acho que realmente ele não é para mim...rs

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - A Ascensão do Colosso (Peter Lerangis) bit.ly/QYm4uY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii :)

      O livro é todo bonitinho mesmo, super bem trabalhado. Mas ele acaba sendo aquele chick-lit bem bobinho ao final. Acho que a maioria dos fãs de Jane Austen se encantaram por ele, ou pelo menos pela sinopse :)

      beijos.

      Excluir
  5. Oi Vírginia :)
    Achei a proposta do livro muito legal, essa tal de Austenlandia parece ser bem diferente! Confesso que não acho que o livro faz meu estilo, mas vou querer ver o filme com certeza :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora :)

      Eu também amei essa proposta de Austenlândia, além de toda a coisa de envolver elementos do livro mais famoso de Jane Austen. O pior é que o livro faz todo o meu estilo, fiquei triste por ele não me deixar em ressaca literária. O filme tem cara de ser super fofo, acho que já está nas locadoras e já tem no NOW Cinema da Net ;)

      beijos.

      Excluir
  6. Olá!
    Estou lendo Austenlândia há pouco tempo e achei que fosse devorar, mas até que estou demorando. É ma história bem leve e não da aquele tranco de: Nossa, preciso urgente saber o que acontece. Mas tudo bem, costumo deixar esses sentimentos com as distopias da vida (muito amor) hahahahahahaha

    Primeira vez aqui, adorei o blog =]

    https://parasemprelilo.wordpress.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.