Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Todo Dia | David Levithan



Título: Todo Dia
Original: Every Day
Autor: David Levithan
Editora: Galera Record
Páginas: 280
Avaliação: ★★★★ (5/5)





Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, "A" acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, "A" precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, "A" e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.

     Desde seu lançamento, só ouço críticas positivas acerca de Todo Dia. Estava extremamente curiosa para ler a obra quando a Galera Record disponibilizou alguns (poucos) exemplares para resenha e eu tive a sorte de poder requisitá-lo. E para dar início a essa resenha, tenho apenas a dizer que gostaria, realmente, de ter realizado a leitura antes. Cada frase, palavra e letra escrita por David Levithan vale a pena.

     Em Todo Dia conhecemos A., nosso protagonista sem gênero, sem face e sem vida própria. Desde que consegue se lembrar, ele vive da seguinte forma: A cada manhã, acorda preso em um novo corpo e uma nova vida, onde permanece por apenas um dia antes de hospedar-se em outra vida.
     Apesar de não ter um corpo próprio, A. tem pensamentos e personalidade únicos. Independentemente do corpo em que ele acordar, sempre pensará da mesma forma e carregará consigo todo o conhecimento adquirido em suas diversas hospedagens.

(...) Se tem uma coisa que aprendi, é isso: todos nós queremos que tudo fique bem. Nem mesmo desejamos que as coisas sejam fantásticas, maravilhosas ou extraordinárias. Satisfeitos, aceitamos o bem, porque, na maior parte do tempo, bem é o suficiente. Dia 5.994, pág. 11

     Para defender-se de todos os males psicológicos que sua situação pode lhe causar, A. criou suas próprias regras de vivência. 1) Nunca se apegar; e 2) Jamais interferir (tendo em vista que após seu dia hospedado em um corpo, o verdadeiro dono daquela vida volta a assumir o controle como se nada houvesse acontecido).

     Porém, quando o protagonista ocupa o corpo de Justin, um típico jovem bad boy, do tipo que A. está cansado de encontrar em suas hospedagens, tudo muda e as coisas saem totalmente de seu controle.
     Rhiannon, a namorada de Justin, aparenta ser uma doce e insegura menina subjugada às vontades e exigências do namorado. Logo de cara, sua personalidade desperta em A. algo que ele jamais havia provado em nenhuma de suas vidas.

     Cedendo aos encantos da garota, nosso protagonista sem gênero passa a trair todos os princípios que pregava a si mesmo. Mesmo despertando cada dia em um novo corpo, como sempre, todos os dias A. encontra uma forma de ver Rhiannon e aproxima-se cada vez mais dela.
     Mas seu sentimento pela menina compromete várias outras pessoas (donas dos corpos hospedados por A.) e desperta a dúvida do hospedeiro: Por amor, ele pode ser egoísta ao ponto de interferir em diversas vidas alheias?

     Todo Dia traz muitas reflexões sobre o quanto atitudes egocêntricas, mesmo que realizadas devido a um sentimento verdadeiro, podem trazer consequências incorrigíveis a vida de outras pessoas.

     O fato de o personagem principal não possuir gênero, raça ou religião é uma jogada de mestre de David Levithan. Com essa falta de identificação das características do personagem, todo e qualquer preconceito que o leitor possa trazer consigo fica de fora da leitura.

Na minha experiência, desejo é desejo, amor é amor. Nunca me apaixonei por um gênero. Apaixonei-me por indivíduos. Sei que é difícil as pessoas fazerem isso, mas não entendo por que é tão complicado, quando é tão óbvio. Dia 6.006, pág. 123

     No início, achei que a narrativa fosse se desenvolver de forma confusa, devido as constantes mudanças de ambiente e de corpos hospedados por A., porém tudo correu de forma extremamente clara.
     Com capítulos divididos em forma de dias  começando com o 5.994 e terminando no 6.034  o leitor é envolvido, cada vez mais, na forma de pensar de A. e a leitura flui de forma leve e rápida.

     Para completar a perfeição da obra, a Galera Record arrasou na diagramação da capa e das páginas e a revisão de texto está impecável, não deixando espaço para qualquer crítica negativa nesse sentido.

     Então, deixe-se convencer: Esse livro precisa ser lido por você! O final arrebatador e a trama inovadora e original irão te conquistar pouco a pouco e, ao término da leitura, você definitivamente não será o mesmo de quando começou a aventurar-se na belíssima criação de Levithan. 

5 comentários:

  1. Gente, esse livro é maravilhoso, amo de paixão hahaha
    Fiquei muito feliz que vc tbm tenha lido e gostado haha.
    Sou super fã do autor ha.

    Beeeijos
    Fazia tempo que não passava aqui né? hah

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/04/tag-livros-x-emocoes-sentimentos.html
    Cooomente ;)

    ResponderExcluir
  2. Levithan é lindo, Levithan é amor <3 não li esse ainda, mas já li outros do autor e ain *-*

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha! Acho que ele será uma das minhas próximas leituras. Só li até agora resenhas positivas do livro e fiquei super curiosa para conhecer melhor A.

    Beijos!
    http://comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariana,

    Estou com o livro na minha estante, sempre leio uma ou outra resenha, mas a sua despertou meu interesse em ler o quanto antes o livro.

    Bjs

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só leio resenha positiva quanto à esse livro e sério, minha curiosidade só aumenta cada vez que leio uma nova. Como a sua! Ótima resenha, só me fez interessar-me mais ainda em Todo Dia *_*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.