Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Desafio | C. J. Redwine



Título: Desafio
Original: Defiance
Autora: C. J. Redwine
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Avaliação: ★★★★ (4/5)



No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la. Aos 19 anos, Logan McEntire possui várias faces. Órfão. Rebelde. Inventor. Aprendiz do principal mensageiro da cidade, Logan se concentra em aperfeiçoar seus conhecimentos para escapar da tirania de Baalboden. Mas seus planos não incluíam tornar-se responsável pela impulsiva filha do seu mentor. Logan está determinado a protegê-la, mas, quando seu plano de fuga fracassa e Rachel é obrigada a suportar as consequências, ele percebe que há mais sentimentos em jogo do que a simples decepção de Jared.  Enquanto Rachel e Logan lutam para atravessar as Terras Ermas, perseguidos por um monstro que ninguém pode matar e por um batalhão de assassinos com sede de sangue, eles descobrem o romance, a decepção e a verdade que pode desencadear uma guerra latente há vários anos e cada vez mais perto de explodir.

     Ao receber Desafio na caixa de lançamentos de julho da editora Novo Conceito, uma batalha de primeiras impressões opostas passou a ser travada dentro de mim. Ao ver a capa e ler a sinopse do livro, me apaixonei completamente, mas, ao mesmo tempo, não consegui deixar de tentar supor os motivos pelos quais o lançamento não estaria sendo tão comentado, divulgado e repercutido. Normalmente, os novos títulos da editora ainda mais os internacionais ― ganham centenas de fãs dentro de poucos dias de publicação, mas eu pouco havia ouvido sobre Desafio e, até hoje, não vejo muitos comentários sobre ele.

     Diante dessa desconfiança inicial, comecei a leitura sem muitas expectativas. Porém, a fantasia distópica escrita por C. J. Redwine acabou me impressionando e envolvendo em diversos pontos, principalmente pela crítica que o livro traz a uma questão social que acredito ser de suma importância na sociedade atual: A submissão das mulheres em relação aos homens.

     Em Desafio, somos transportados para Baalboden, uma cidade completamente cercada de muralhas onde a população obedece ordens do Comandante único governante da sociedade ― e se esconde para sobreviver aos ataques de monstros como o Maldito, uma espécie de dragão extremamente destrutiva.

     As mulheres da trama são obrigadas a terem um Protetor, ou seja, um homem responsável por tomar conta delas e protege-las, já que elas obviamente não conseguem fazê-lo sozinhas (por favor, sintam a ironia dessa minha última frase!).

Um Protetor é um homem, parente ou marido. Capítulo 2, pág. 12

     Rachel, a protagonista da estória, nunca se pareceu muito com as mulheres de Baalboden. Enquanto suas conterrâneas eram frágeis e dependentes, Rachel sempre fora corajosa, determinada e interessada por assuntos tipicamente masculinos como caça, lutas e armas.
     Porém, tudo em sua rotina muda quando seu pai, Jared, é declarado como morto pelo Comandante e a garota passa a poder contar apenas com sua “avó de consideração”, Oliver.

     Como seu pai costumava ser seu Protetor, pelas regras da sociedade, Rachel é obrigada a aceitar outro homem em sua vida. E é nessa parte da narrativa que entra Logan, o novo responsável por Rachel.

     Logan e Rachel tem uma história juntos. Ele, órfão desde pequeno, foi adotado pelo pai da garota e cresceu junto a ela. Tudo corria bem até Rachel se apaixonar pelo “irmão” e ser rejeitada por ele de uma forma que partiu seu coração.

     A convivência dos dois jovens não é fácil, mas agora Rachel tem outra prioridade na vida: Encontrar seu pai fora dos limites de Baalboden, já que possui a plena convicção de que ele não está morto.

― Eu posso cuidar disso. (...) E pare de achar que eu preciso de uma babá. Capítulo 37, pág. 207

     Em meio à sociedade opressora prestes a se revolucionar, a ação de Destino se destaca, envolvendo o leitor aos planos e lutas que Rachel trava atrás dos seus objetivos.

     O livro é narrado em capítulos curtos pelo ponto de vista alternado entre Rachel e Logan, o que nos leva a conhecê-los melhor em suas particularidades.
     Na minha opinião, o ponto mais negativo ― se não, o único ― da obra é a relação amorosa entre os personagens principais. Ambos têm personalidades marcantes e destemidas, porém, quando lançados em um plano de fundo romântico, tornam-se maçantes, inseguros e incertos a ponto de irritar quem está realizando a leitura.

     Tirando isso, Destino é um livro muito ativo, cheio de acontecimentos e com uma sociedade muito bem explorada e interessante. Uma ótima combinação feita por C. J. Redwine.

     Recomendadíssimo aos fãs de uma boa trama repleta de ação, porém não muito empolgante para os leitores que procuram um romance apaixonante.

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

9 comentários:

  1. Aaaah Mari eu necessito ler esse livro..
    É verdade, nem é muito comentado, mas quando eu vi essa capa me apaixonei e queria lê-lo.
    Coitada dela, foi rejeitada pelo garoto e depois ele vira seu protetor -_-
    Ameei sua resenha, espero lê-lo em breve :))
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros do gênero distopica, tem uma ótima aventura, mas como diz que não é muito empolgante no quesito romance aí me decepciona. Mas gostei da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler o livro!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente adoreiiiiii a resenha e essa capa então show!! Tem todos os requisitos para ser um livro perfeito demais!! Obrigada pela resenha vai pra minha lista "to do' rs Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei o livro! Para começar, essa capa maravilhosa já me conquistou e a história prometia muito. Adorei essa coisa de alternar as narrativas, deixou tudo mais gostoso e bom pra ver vários pontos de vista.

    ResponderExcluir
  5. Oi, como você eu também tenho ouvido muito pouco sobre esse livro, porém sou louca para ler ele, fico feliz que tenha gostado do livro, e que ele retrata uma questão importante na sociedade hoje, a mulher submissa do homem, gente eu tenho que ler esse livro logo, tenho certeza de que vou adorar, amei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi, como você eu também tenho ouvido muito pouco sobre esse livro, porém sou louca para ler ele, fico feliz que tenha gostado do livro, e que ele retrata uma questão importante na sociedade hoje, a mulher submissa do homem, gente eu tenho que ler esse livro logo, tenho certeza de que vou adorar, amei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari.
    Amo distopias e quando vi o lançamento desse livro, logo o queria para mim. Mas, como você, vi poucas pessoas falando dele, mesmo com a sinopse interessante e capa belíssima.
    Mas, parece que o único ponto "fraco" é o romance entre os personagens.
    Narrativas alternadas é a melhor forma de se conhecer bem o ponto de vista dos personagens, além de deixar a história mais dinâmica.
    Vou dar uma chance para o livro e ver se eu gosto =)

    ResponderExcluir
  8. Apesar de achar as capas dessa série mto bonitas eu n me vejo instigada em lê-la...
    Gosto bastante de distopias, mas essa em especial n me chama mta a atenção...
    Sei lá...meio q peguei uma birra dela..
    uashauhsuas
    Vai entender a minha cabeça...nem eu entendo ela com essas birras literárias..kkkkk

    ResponderExcluir
  9. CARAMBA nem acreditei quando comecei a ler a resenha !
    Quando tinha visto um post de divulgação do lançamento sobre da editora eu fiquei
    curiosa em relação a livro , sera que foi so eu ??/
    Pois bem acredito e tambem acho estranho não tido tanto assunto e mais
    como dizer um livro internacional ! Pois eu ainda continuo com expectativa e ainda mais
    depois da resenha. Espero ler em breve pois acredito ainda que um otimo livro

    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.