Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Dias Perfeitos | Raphael Montes



Título: Dias Perfeitos
Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 274
Avaliação: ★★★★ (4/5)



Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.

     Quando a Companhia das Letras me ofereceu Dias Perfeitos para resenha, aceitei sem saber muito bem o que esperar. Poucos dias depois do lançamento do livro, o autor Raphael Montes estava em destaque em todas as mídias e sua popularidade crescia cada vez mais, então não consegui evitar a terrível expectativa gigantesca que se formou dentro de mim. Felizmente, posso afirmar que o livro conseguiu atingi-la.

     A obra tem como tema principal um amor obsessivo um assunto que, particularmente, me interessa muito ― e consegue, com sua narrativa, envolver o leitor em um mix de sentimentos como angustia, aflição e MUITA desconfiança.

     Dias Perfeitos começa nos apresentando Téo, um jovem introspectivo que nunca teve amigos e sempre se descreveu como um “acostumado com a solidão” em sua vida. Ninguém no mundo ― nem mesmo sua mãe, que possui seus próprios problemas de saúde ― consegue se aproximar do garoto a ponto de fazê-lo sentir-se a vontade para expressar seus sentimentos.

     Certo dia, em um churrasco, Téo conhece Clarice, uma garota espontânea, alegre e divertida que é totalmente diferente dele. Diante do primeiro contato entre os dois, um sentimento profundo se instala em Téo e ele passa acreditar que iniciou um relacionamento sério com a garota que acaba de conhecer.

Algo havia explodido dentro dele. Algo que ele não conseguia e nem queria explicar. Ainda que não soubesse o sobrenome de Clarice, onde ela morava ou em que universidade cursava história da arte, ele tinha o número do celular dela e isso os tornava íntimos. Capítulo 2, pág. 21

     Porém, para Clarisse, Téo não passa de um rapaz qualquer que ela conheceu em uma festa. Nada além disso. E a menina nem sequer imagina o perigo no qual está sendo inserida ao dar um fora no garoto quando ele tenta se aproximar dela.

     Inconformado com o fato de Clarice não corresponder ao seu forte sentimento, Téo sequestra prende a garota para passar a “conviver” com ela a fim de mostra-la o tamanho do seu amor e faze-la, finalmente, se apaixonar por ele.

     A narração, apesar de ser realizada em terceira pessoa, foca-se nos sentimentos confusos e perturbados de Téo, mostrando a forma doentia com a qual ele interpreta seu relacionamento com Clarice. Mesmo mantendo-a em cárcere, o garoto não consegue aceitar que sua relação não seja exatamente igual à de qualquer outro casal normal, com brigas e desentendimentos momentâneos.

(...) Clarice precisava ser protegida de si mesma. Téo entendia que ela estivesse sofrendo, mas não estava nem um pouco arrependido do que tinha feito. Capítulo 25, pág. 214

     Acredito que o verdadeiro ponto de destaque de Dias Perfeitos no mercado literário é que, como acontece poucas vezes nos livros atuais, o protagonista é totalmente detestável. O leitor consegue identificar a falta de sanidade mental de Téo, mas suas atitudes são tão desprezíveis que é impossível evitar sentir asco dele durante a narrativa.

     Mas, vamos resumir toda a informação dessa resenha? Esse livro vai te perturbar. Te angustiar. Te fazer refletir, refletir, refletir e refletir sobre situações relacionadas à obsessão que acontecem de verdade na sociedade todos os dias. E, ainda assim, você vai amar Dias Perfeitos, indicar a todos os amigos e ficar com a sensação de quero mais

*ESSA POSTAGEM É VÁLIDA PARA O TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO*

10 comentários:

  1. No início pensei que o livro se tratava apenas de um romance, agora lendo sua resenha deu a entender melhor a estória. Não despertou interesse em mim, pois não gosto muito de suspensee também achei um pouco assustador, talvez seja pelo fato que não sou muito fã de suspense. Mas gostei da resenha, como sempre deixando tudo muito bem, explicado sem dar muito detalhe.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo ótimo?
    Eu adorei a resenha e nossa eu estou louca para ler esse livro desde que o vi pela primeira vez, ele me parece ser muito bom, não vejo a hora de te-lo em mãos.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Nossa, pela sua resenha esse livro parece ser ótimo.
    O autor parece ter muito talento para conseguir construir personagens que mexem tanto conosco. Achar alguém detestável e sentir repulsa e, ao mesmo tempo gostar do livro, não é para qualquer um.
    Com certeza vou ler esse livro!

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é msmo mtooo linda!
    Gostei da sinopse.
    Tbm me sinto atraída por livros nessa temática.
    Essa coisa do sequestro e obsessão me lembrou muito o livro Identidade Roubada!
    Realmente o livro parece perturbador!
    Achei mtooo interessante.

    ResponderExcluir
  5. Posso dar uma dica? hehee
    Coloca um link direto pro skoob, facilita bastante a nossa vida na hora de colocá-lo na lista de desejados...hehee

    ResponderExcluir
  6. Nossa esse livro parece ser super interessante e profundo abordando temas bem fortes! Ótima resenha parabéns! :)

    ResponderExcluir
  7. Este livro deve ser demais !
    Percebe-se pela nota 4 em 5 esta otimo!
    Parece ser aquele tipo de livro que vc não precisa ler 2 pagina pra ser apaixonar
    pela historia inteira


    BLOG- http://b-maluco.tk/
    INSTRAGRAM- http://instagram.com/omundodejess
    weheartit- http://weheartit.com/Gikura_Viey

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente amei a tua resenha Ana! Já tinha visto esse livro em alguns vídeos no youtube e estava bem curioso pra saber sobre o que ele se tratava.

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.