Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Confesso que Menti | Justine Larbalestier



Título: Confesso que Menti
Original: Liar
Autora: Justine Larbalestier
Editora: Galera Record
Páginas: 319
Avaliação: ★★★ (3/5)




Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou quando ela nasceu com a doença da família. E desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita do crime. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade.

     Antes de qualquer outra coisa, já adianto para vocês que ao começar a ler Confesso que Menti eu estava com as expectativas bem baixas em relação ao livro ― temi que a narrativa fosse confusa  e agora, com a leitura concluída, posso afirmar que a trama realmente não me conquistou.

     No livro, conhecemos Micah Wilkins, uma mentirosa compulsiva de dezessete anos de idade que desde pequena arquiteta perfeitamente suas invenções e estórias para fazer com que todos ao seu redor acreditem até mesmo nos maiores absurdos criados por sua mente. A garota, inclusive, inventa traços de personalidade para si mesma e apresenta seus pais e a realidade de sua família de uma forma bastante distorcida da realidade.

Vou contar minha história, e vou contá-la direito. Sem mentiras, nem omissões.
Essa é a minha promessa.
Dessa vez é verdade. Parte 1, pág. 9

     Recentemente, o namorado de Micah, Zachary Rubin, foi encontrado morto em circunstâncias estranhas e muitas dúvidas são levantadas diante da tragédia. É nesse ponto que a trama de Confesso que Menti começa a se desenrolar e, por ser narrada em primeira pessoa pela mentirosa, torna-se cada vez mais densa, confusa e inconclusiva.

     Com a investigação do crime em andamento, Micah se afunda cada vez em mais mentiras e acaba sendo inserida em um problema muito maior: Ela, que sempre fora excluída na escola e nunca teve amizade com ninguém, se vê totalmente comprometida com um caso que traz o envolvimento de Sarah Washington, apontada como a verdadeira namorada de Zach, e Tayshawn, melhor amigo da vítima, em busca da verdade sobre o que aconteceu.

     Apesar de o tema principal da estória pessoas que mentem compulsivamente  ser muito interessante e ter, particularmente, bastante relação com algumas situações pelas quais passei na minha vida pessoal, não consegui me envolver com a estória pelo simples fato de que não se pode acreditar em nada que é narrado no livro. Mesmo com as explicações cedidas nas últimas páginas de Confesso que Menti, o leitor fica às cegas quanto à veracidade dos fatos, afinal, esses estão sendo narrados por Micah. E ela não diz verdades. Ou será que diz?

Ser uma mentirosa não é fácil. Para começar, você tem que rastrear as mentiras. Lembrar-se exatamente do que disse e para quem disse. Porque a primeira mentira sempre leva a uma segunda.
Nunca existe só uma mentira. Parte 3, pág. 187

     Honestamente, a sensação de dúvida e suspeita que me acompanhou durante todas as 319 páginas do livro conseguiu me frustrar muito, fazendo com que, mesmo com a narrativa dinâmica e rápida da estória  com capítulos curtos e linguagem informal, eu levasse longos dias para concluir a leitura.

     O trabalho da Galera Record foi muito bem realizado. A diagramação, tradução e revisão de texto estão impecáveis, porém fiquei um pouco decepcionada com a escolha da capa que, apesar de seguir o padrão da original, não associou-se à verdadeira personagem, considerando que Micah mantinha um estilo mais despreocupado e simples do que o destacado na modelo da foto.

     Sem mais delongas, Confesso que Menti destaca-se pela inovação de sua trama inconstante e não-confiável, porém pode trazer muito aborrecimento aos leitores que, assim como eu, gostam de casos resolucionados de forma incontestável.

2 comentários:

  1. Mariana, em primeiro lugar - ótima resenha. A sinopse me interessou bastante, me lembra um pouco Garota Exemplar (vc já leu?). Acho que vc tem razão ao apontar a incerteza de ler a trama no ponto de vista da mentirosa, deveria ter um outro narrador. Ainda assim deu vontade de ler, apesar do seu esclarecimento.

    Boo
    http://www.rascunhocomcafe.com/2014/10/15-professores-inesqueciveis-da.html

    ResponderExcluir
  2. Achei um livro muuuito interessante! Vi poucas resenhas sobre este livros
    esta e a segunda resenha que vejo! Pra ser sincera a sua foi a mais rica em
    opiniao! Me chamou atenção o livros espero poder ler algum dia espero
    que seja mais breve possivel. Quero lhe pergunta sobre top comentarista, o resultado
    sai quando?

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.