Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Just Listen | Sarah Dessen



Título: Just Listen
Original: Just Listen
Autora: Sarah Dessen
Editora: Farol Literário
Páginas: 307
Avaliação: ★★★ (4/5)




Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

     Se eu não me engano, já comentei com vocês como sempre me interesso por livros que apresentem qualquer indicativo de mistério na trama, né? Com Just Listen ― cujo subtítulo é A Garota que Esconde um Segredo ― não foi nem um pouco diferente. Não precisei nem ler a sinopse para ter certeza absoluta de que queria (e muito!) descobrir o tal segredo da tal garota. E fico muito feliz em ter tomado essa decisão.

     Just Listen traz a estória de Annabel Greene, uma típica jovem popular no colégio. Dando valor excessivo à sua aparência, como a maioria dos adolescentes de classe média alta com os quais convivia, a protagonista sempre teve uma vida perfeita, rodeada de amigos, paqueras e diversão. Porém, certo dia, em uma festa, a garota foi vista com Will, o namorado de sua melhor amiga, Sophie. A partir de então, Annabel perdeu todas as suas amizades e, tachada como “vadia”, passou a receber o desprezo de seus colegas de escola.

Na primeira semana de aula, Sophie me ignorou completamente. Isso foi difícil. Mas quando ela finalmente começou a falar comigo, logo percebi que preferia o silêncio.
― Vadia. Capítulo 4, pág. 57

     Os verdadeiros acontecimentos daquela noite jamais chegaram a ser ouvidos. Mesmo sem qualquer conhecimento sobre o que acarretara no envolvimento de Annabel e Will, todos simplesmente deduziram o óbvio e julgaram a menina: Apenas uma imoral que havia traído a confiança de sua melhor amiga por um desejo carnal. Porém, como protagonista de toda aquela situação, Greene sabia perfeitamente que aquela não era, nem de longe, toda a verdade e precisava reunir forças para superar aquela noite fatídica e reconstruir sua vida diante da rejeição que jamais havia recebido antes.

     Nessa nova fase de sua vida, Annabel conhece Owen, um atípico e antissocial jovem de seu colégio conhecido apenas pela repercussão cruel de seus ataques de raiva esporádicos. Porém, a garota acaba descobrindo que seu novo amigo é muito mais do que apenas um descontrolado. Por trás de seus rótulos, Owen esconde uma personalidade meiga, divertida e totalmente diferente de tudo aquilo que ela já havia conhecido em seu antigo grupo.

(...) Owen detestava silêncio. Também constava na sua lista de coisas de que ele não gostava: manteiga de amendoim (muito seca), mentirosos (dispensa explicações), e pessoas que não davam gorjetas (aparentemente, entregar pizzas não pagava muito bem). E estes eram apenas o que eu sabia até o momento. Talvez fosse por causa do tempo em que ele ficou no Gerenciamento de Raiva, mas Owen era muito aberto com relação às coisas que o irritavam. Capítulo 9, pág. 135

     A trama Just Listen começa despretensiosa, porém adquire forças conforme vai revelando mais e mais detalhes do drama vivido por Annabel. Aos poucos, assuntos polêmicos e pesados como bullying, problemas familiares, anorexia, abuso sexual e depressão envolvem-se na narrativa e a tornam cada vez mais densa e reflexiva.

     Narrada em primeira pessoa por Annabel, a estória de Sarah Dessen tem tudo para conquistar um lugar entre os livros favoritos de seus leitores. Um young adult recomendadíssimo aos fãs do gênero!

"Don't think or judge. Just listen."

2 comentários:

  1. Oi Mariana!

    Acho que esse é um dos meus livros preferidos da vida. Gosto muito da forma como a autora introduziu e discutiu sobre esses temas que, infelizmente, são muito polêmicos. O que eu mais amei foi que eu sinceramente não esperava o que realmente tinha acontecido. E amei o Owen, ele é um amor. Queria que tivesse um pouquinho a mais do romance no livro.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Huuuuuuuummm, gostei. Adoro livros adolescentes e com intrigas e mistérios, vou adicionar na minha lista de próximos livros pra comprar.
    Beijo
    www.sonhosdebrigadeiro.com

    ResponderExcluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.