Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Morte Subita | J.K. Rowling



Título: Morte Súbita
Original: The Casual Vacancy
Autora: J.K. Rowling
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 504
Avaliação: 
 (5/5)


Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos.

     Ah, que saudade que eu sentia de uma das melhores escritoras do mundo moderno, seguindo minha proposta de ler os livros que ganhei de aniversário, agora foi a vez de Morte Súbita, o livro de reestreia de J.K. Rowling, totalmente diferente da magia com que estávamos acostumados em Harry Potter, e só serviu para confirmar o que muitos já sabiam, que ela é perita em levar sua mente para outros lugares, apresentar outras realidades e fazer com que você não viva mais aonde está acostumado.

     Dessa vez, a história se passa em Pagford, um distrito de Yarvil, uma cidade da Inglaterra, cercada de tradições e, como toda cidade pequena, cheia de gente que conhece todo mundo e que adora uma boa fofoca, e que vive em paz até quando Barry Fairbrother, depois de um dia com uma dor de cabeça infernal, a caminho do jantar de seu aniversario de casamento, sofre um aneurisma, deixando a viuvá Mary, quatro filhos e uma cadeira livre no conselho distrital.
     Todos os habitantes foram pegos de surpresa por essa “novidade” porém, enquanto para uns era luto pela falta do grande pai e amigo, sempre divertido e otimista, com um jeito único de defender seus ideais, para outros foi uma oportunidade de se livrar, de uma vez por todas, de Fields, um conjunto habitacional que pertencia a Yarvil mas que estava sob as despesas de Pagford e da clinica de Bellchapel, um hospital que trata dos viciados em heroína distribuindo metadona, e que juntos “sujavam” a vizinhança.

     E aí surgem as personagens: homens, mulheres, crianças, idosos. Cada um com sua personalidade, sua forma de pensar, sua história, e principalmente, seus dramas particulares. Que são apresentados de uma forma diferente, talvez até um pouco difícil, mas que depois que você conhece e se acostuma, flui tranquilamente.

     Bem, sou uma pessoa difícil de chorar com livros, não sei, gosto de drama, mas não aquele drama (que pra mim é) forçado, quando tem gente doente, separam casais ou matam animais de estimação, porque quase sempre são perfeitos demais e muito diferentes da minha vida, me fazendo ficar mal no final do livro. Mas esse livro me surpreendeu, porque depois da apresentação (detalhada) dos personagens e de ter escolhido meus preferidos, a estória pega fogo e você se sente como um pagfordiano, lutando pelos seu lado político e tentando mudar o rumo da história.

     E não consegui conter as lágrimas quando algumas coisas aconteceram, porque mostra como podemos ser indiferentes aos que sofrem, como é mais fácil dobrar uma esquina ao invés de passar e ajudar alguém, e principalmente como algumas pessoas são julgadas pelo que são hoje, sem levar em conta o que levou-as a ser assim. Com um final incrível, alucinante e, no meu caso, entristecedor. Com certeza merece 5 estrelas, e com mais certeza ainda, super recomendo.

     OBS: Nunca mais escutarei Umbrella, sem lembrar da minha personagem preferida. 



8 comentários:

  1. Estou lendo comentários e resenha super positivas sobre esse livro da J. K. Confesso que não me interessou muito a leitura dele, mas quem sabe um dia eu dê uma chance ao livro?!
    Ótima resenha ><
    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer.

      Muito obrigado pelo elogio. E é claro que sou suspeito pra falar, mas com certeza, ele merece uma chance. Só que é preciso um esforço no começo, até pegar amor na história.

      Excluir
  2. Tenho este livro, ainda não o li, mas quero ler. Realmente a autora é fantástica e eu estou meio com medo de como será, pois amo demais a Série Harry Potter, e sei que Morte súbita não tem nada a ver.

    http://www.alemdemim.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Talita, bem, sei que não tem nada a ver, mas não prejudica em nada isso, e na vdd, só serve mesmo de referencia, pois pode esperar uma otima leitura. Continuo amando HP, aprendi a amar Morte Subita ^^

      Excluir
  3. J.K. Rowling é foda!
    Primeiro livro que li ano passado e não pude começar melhor, já até favoritando ...
    É uma grande história de uma pequena cidade escrita por uma grande autora!
    Seus personagens complexos e simples ao mesmo tempo, te conquistam pouco a pouco, o que ajuda com a narrativa maravilhosa da tia Rowling *-*

    Gabs de Parabéns mais uma vez, ótima resenha!

    Abração

    @RafaelCesar89
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi meu terceiro desse ano, e valew cada segundo, otimo, do começo ao fim, no começo pela bela escrita, no final pela emoção que passa. ^^

      Obrigado Rafa ;)

      Excluir
  4. Muito bom o livro, porém, esperava gostar mais. Nunca li HP, mas ainda pretendo hahaha.
    Ótima resenha, gostei ;)

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catharina, então, que pena não ter gostado tanto quanto eu. E sim, se gosta desse espaço mistico da literatura, não pode deixar de ler. Vale MUITO a pena.

      Bjo

      Excluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.