Sem querer me intrometer | Mariana Baptista

Resenha: Cisne | Eleonor Hertzog



Título: Cisne
Primeiro livro da série Uma geração, Todas as decisões
Autora: Eleonor Hertzog
Editora: Dracaena
Páginas: 832
Avaliação: ★★★★ (4/5)


Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

      Ah, a literatura nacional... Sempre me surpreendendo positivamente. 
     Antes de começar a resenha, me vejo obrigada a citar um fato que considero importantíssimo: Sim, Cisne é um livro enorme! Com suas 832 páginas e formato maior do que os livros que estamos acostumados a comprar, em um primeiro contato, Cisne pode te assustar. Mas não desista (DE FORMA ALGUMA!) da leitura, porque no final todas as palavras lidas valerão a pena.

     A estória começa quando conhecemos os Melbourne, uma família constituída por oito filhos ainda muito jovens (sendo uma das crianças, Peggy, adotada) e um casal de pais cientistas renomados, Henry e Doris. Juntos, eles formam a tripulação do Cisne, uma grande embarcação mantida como casa e laboratório de pesquisas.

– Cisne de água doce é um nome esquisito para um veleiro oceânico.
– Ah, é que, quando o vento enfuna as velas, quando estão todas erguidas, e todas refletindo o Sol, parece que o barco é um enorme, lindo, fantástico, maravilhoso cisne de prata! 

     Henry e Doris são formados pela Escola Avançada de Champ-Bleux, famosa por formar os melhores cientistas da Terra. E, agora, seus sete filhos mais velhos (considerando que o caçula, Bobby, ainda é muito jovem) tentam ingressar na mesma escola que os pais, realizando testes de conhecimento e aptidão dificílimos e extremamente concorridos.

     Mas se você está pensando "Esse livro é mesmo uma ficção fantástica?", agora vêm sua resposta: No universo criado por Eleonor, há outro mundo também muito comprometido com o estudo científico, Tarilian
     A Terra e Tarilian estão envolvidos em questões diplomáticas tão densas que, mesmo contra sua vontade, os Melboune se vêem obrigados a aceitar a bordo do Cisne uma dupla de estagiários tarilianos, Tian e Turon, e uma dupla de repórteres, sendo um deles terráqueo (Jean, o inexperiente) e um de Tarilian (Giles, o arrogante).

Terráqueos não toleravam tarilianos. Tarilianos não toleravam terráqueos. Um rivalidade inútil havia surgido e parecia ter vindo ficar.

     Unido a essa situação de interesse universal, algumas outras coisas estranhas passam a acontecer no Cisne, principalmente dizendo respeito a Peggy, que esconde muitos segredos. Para sua segurança, a menina sofreu um processo de repressão mental que a fez esquecer parte de sua infância antes de ser adotada pelos Melbourne, e, durante o desenvolvimento da estória, o leitor vai tendo acesso a mistérios e mais mistérios que a envolvem.

     Cisne é uma leitura densa, diante de seu grande número de novas informações e surpresas, mas ao mesmo tempo gostosa de se fazer. Os personagens são divertidíssimos (principalmente Tim, um dos filhos da família Melbourne, que é um dos personagens mais engraçados que eu já li na vida!) e a narrativa em terceira pessoa repleta de diálogos ajuda a estória a fluir de forma agradável mesmo com a grande extensão dos capítulos (em média, 45 páginas cada).

     O final é surpreendente e deixa diversas pontas soltas para que o leitor já possa engatar na leitura de Linhagens, segundo livro da série que já foi lançado e aparenta ser tão bom quanto o primeiro.

     Cisne é uma fantasia totalmente diferente de tudo que já li. A parceria entre paranormalidades e ciência me surpreendeu com seu resultado maravilhoso! Vale muito a pena embarcar nessa aventura.

     Agora, vem cá... Só entre nós. Para vocês entenderem o quanto me diverti com a leitura, fica aqui uma quote de uma das cenas que mais ri durante a leitura (meio fora de contexto, mas precisava compartilhar com vocês o quanto Tim é demais!).

– Abandonado pelo azar, linda e loura maninha Pam, pelo azar mesmo! A sorte já me largou faz tempo, só o azar me aguentava, mas agora ele me quer mais! Ooooooh, como sou solitário! Nem as caixas me querem! (E atirou uma caixa inesperadamente para Tom, que a pegou o melhor que conseguiu.) Está vendo só?! Do Tom as caixas gostam! Elas verdadeiramente o adoram! (Outra caixa voou, e Tom mal tinha acabado de soltar a primeira.) Elas o amam! Tom é o ídolo incontestável de todas as caixas do mundo! (A terceira caixa se foi.) O maior! O incomparável! As caixas não podem vê-lo sem gritar e desmaiar e delirar e saltar! (A quarta caixa praticamente atropelou Tom.)

4 comentários:

  1. Cisneee! Gente, adorei sua resenha, me fez voltar um pouquinho a bordo de Cisne! Li os dois livros em uma tacada só, e confesso que nem reparei nos tamanhos dos capitulos haha! Agora quero ver sua resenha de Linhagens, e espero que vc ja tenha emendado a leitura! Nao vai se arrepender! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não consegui emendar :( Mas espero ler Linhagens super em breve, Ligia!
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. eu sempre tive curiosidade de ler esse livro srsrs mas nunca tive chance... acho bacana essa premissa dele...
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena, Val :D Quando tiver a oportunidade, pode embarcar! hahaha
      Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir

Deixe seu link para eu retribuir a visita :)
PS: Comentários ofensivos ou de divulgação serão ignorados.